terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O menor segundo o coração de Deus


O menor segundo o coração de Deus


“7 Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
1Sm Cap 16 Ver 7”

A paz do Senhor a todos.
Hoje nessa palavra Deus quer nos mostrar que a visão que Ele tem do ser humano, não é a mesma forma que olhamos para a direita e nem para a esquerda ou até mesmo olhamos para o espelho. Hoje Ele vai nos mostrar o que Deus mais preza em nós, é algo que nem mesmo nós conhecemos, mas Deus conhece e muito bem que é o nosso coração. Vamos ver o que Davi tinha que fez com que Deus se agrada-se dele, e duas de muitas qualidades de Davi que foram essêncial para que ele fosse segundo o coração de Deus.

Aparência e estatura

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado”

O profeta Samuel pediu para que Jessé trouxesse seus filhos para que ele ungisse um deles para que fosse rei;
Eu começo a imaginar cada um deles chegando e se apresentando a Samuel, um mais forte, outro mais alto, outro mais bonito, e assim por diante. Samuel pelos olhos carnais acreditara que um deles seria o que deveria ser ungido para que fosse rei, mas o Senhor Deus disse a Samuel o versiculo acima. Então Samuel começa a lembrar que Deus não vê as pessoas como o homem vê, é diferente, pois Deus enxerga o coração do homem, algo que nós não conseguimos ver, o coração é algo que não podemos descrever, nós não conhecemos nossos próprios corações, mas desde já eu quero enfatizar algo importante, não conhecemos o nosso coração, mas temos que preencher ele com o mais essencial de tudo nesse mundo que se chama Jesus de Nazaré.
Somente Ele conhece nosso coração a fundo, somente Ele pode preencher o nosso coração vazio, coisas do mundo, um entretenimento, um trabalho, um namoro, enfim, tudo isso não preenche o coração 100% pois é algo passageiro, que entra e depois vai embora, se desfaz, tudo nesse mundo é passageiro, não se iluda. Mas Jesus é o unico que é eterno, que entra no seu coração, e se você deixar, Ele faz morada, muda seu coração e muda a sua história.
Pois bem, voltando ao texto;
Depois que Deus fala com Samuel, ele pergunta para Jessé se ele não tinha mais nenhum filho para que fosse apresentado;

“11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.
12 Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.
1Sm Cap 16 Ver 11-12”

Samuel pois vendo Davi, Deus falara ao coração do profeta e mandou que o ungisse, novamente eu começo a imaginar seus irmãos olhando um para a cara do outro e perguntando , “porque Davi, pois sendo pastor do rebanho de nosso pai, sendo o menor de nós todos, foi ungido e não nós?”
Deus não olha para a força, Deus não olha para a beleza, Deus não olha para sua inteligencia, Deus não olha para nada que venha de nós que não seja o coração. E foi exatamente o coração de Davi que agradou a Deus.
Vamos pedir para o Senhor mostrar aquilo que está em nossos corações que não está agradando a Ele, e pedir para o Espirito Santo nos ajudar a tirar de nossas vidas, aquilo que não agrada a Deus.

Duas qualidades dentro do coração de Davi

Algo que podemos ler na Biblia e que podemos ver, Davi tinha duas qualidades em seu coração que Deus se agradava, e foi essencial para que ele fosse segundo o coração de Deus.

Valente

“18 Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.
1Sm Cap16 Ver18”

Davi era valente, sendo pois pastor de ovelhas, tinha que defende-las dos lobos e dos ursos, ele não tinha medo de que fosse atacado por animais ferozes, ele tinha um trabalho que era defender as ovelhas de seu pai e para isso ele foi valente o suficiente para vencer as lutas.

“34 Então, disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e vinha um leão ou um urso e tomava uma ovelha do rebanho,
35 e eu saía após ele, e o feria, e a livrava da sua boca; e, levantando-se ele contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria, e o matava.
1 Sm Cap17 Ver34-35”

Temos que aprender com Davi, quantas vezes nos deparamos com situações dificeis e que nos exige valentia para lutar e vencer, e nós deixamos passar, deixamos ser derrotados, esquecendo de que Jesus é quem nos fortalece e peleja por nós. Deparamos com as adversidades e damos meia volta procurando outro caminho mais facil e menos doloroso.
Deus permite que passamos por provas e lutas, para que nos aproximamos mais Dele pela fé, clamando a Ele e pedindo para Deus nos dar a vitória. Para quando Deus nos dar a vitória, nós em seguida venhamos a glorificar o nome Dele.

“37 Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo.
1 Sm Cap17 Ver37”

Vamos fazer igual Davi, ele reconheceu que o Senhor o livrou. Deus também quer nos dar a vitória, quando aparecer o urso e o leão em nosso caminho, vamos lutar e vamos vencer em nome de Jesus.

Humilde

Davi relatou que lutava contra ursos e leões para defender as ovelhas somente quando ele pediu para lutar contra Golias. Ele não precisou falar para seus irmãos ou para seu pai para se vangloriar, Davi era humilde e seus irmãos eram soberbos por serem guerreiros do rei Saul.

“28 E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
1Sm Cap17 Ver18”

É isso que faz o crente passar por provas e provas em nossas vidas, a soberba, o orgulho.
Saindo um pouco da história;
Deus da o dom de tocar instrumentos para um jovem, esse jovem começa a tocar na igreja ciente que é para a Glória de Deus. Mas com o tempo esse jovem começa a achar que esse dom é mesmo uma habilidade que ele foi adquirindo com treinamentos e ensaios, e então começa a entrar a soberba no coração. As palmas que os irmãos batem glorificando a Deus, o jovem acha que é para ele. Então o nome do Senhor não está mais sendo glorificado, e sim está acontecendo uma apresentação na igreja. A soberba do jovem acaba abrindo uma brecha para satanás entrar na vida dele e ele acaba caindo. Foi culpa de Deus ? Claro que não, pois a soberba foi crescendo devido o jovem achar que era mais do que um mero levita na igreja. Deus não divide a glória Dele com ninguém.

“para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
1Co Cap1 Ver 31”

Vamos glorificar o nome do Senhor pois Ele é o unico que temos que glorificar e exaltar, tudo que fizemos em nossas vidas de bom não se compara ao que Deus fez por nós, que foi entregar teu filho Unigênito para que fossemos salvos. Se não fosse por Jesus, estariamos condenados, então tudo que fizemos na igreja, pregar, louvar, fazer a obra, cuidar de carro, limpar igreja, temos que reconhecer que não é para nós e sim para Jesus.
Quer ser segundo o coração de Deus ? Peça a Jesus a mostrar aquilo que está no teu coração que não está sendo do agrado do Senhor, e peça para Ele que te ajude a consertar. Tenha a certeza que a vitória é sua em nome de Jesus.
Não importa se você acha que é pequeno na fé, não importa se pessoas te zombam por ser crente, ou por algo semelhante, pois Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias, Ele escolheu os fracos para confundir os fortes. Se você acha que é fraco perante aos outros, quero te dizer que é com você que Deus tem algo para fazer.

“27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
1Co Cap1 Ver27”

Amém
Deus te Abençoe

Diego Sawada

Nenhum comentário:

Postar um comentário