terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Quando o quarto Homem aparece.

Quando o quarto Homem aparece.

Versiculo Chave :

“23 E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados dentro do forno de fogo ardente.
Dn : Cap 3 Ver 23”

Nessa passagem conta a história de três homens fiéis e tementes ao Senhor, seus nomes : Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
O rei Nabucodonosor mandou que colocassem uma estátua que seria então a imagem que todo o reino deveria se prostrar, que todo o reino deveria reverenciar aquela estátua. Foi o que aconteceu, mas não para aqueles três homens.
OBS : Peço que prestem muita atenção, pois essa palavra vai nos mostrar, o que acontece quando negamos a satanás e declaramos que somente o Senhor é Deus.
Aconteceu que alguns Caldeus aproveitando da situação favorecida a eles, resolveram entregar os três homens ao rei ;

“12 Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; esses homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem a estátua de ouro, que levantaste, adoraram.
Dn : Cap 3 Ver 12”

O rei sabendo que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego negaste a adorar a imagem, rapidamente os chamou, e deu mais uma chance para que eles prostrassem ao ídolo, e se não aceitassem a ordem do rei, seriam jogados na fornalha.

Rejeitaram o inimigo

“16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
17 Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei.
18 E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Dn : Cap 3 Ver 16,17,18”

O que já podemos entender nessa passagem é que os três homens não fizeram acordo com o rei, ou seja, não fizeram acordo com satanás.
Temos aqui dois exemplos:
Jesus que negou a satanás, e Ananias e Safira que fizeram acordo com satanás:

“9 Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo,
10 porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem 
11 e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
12 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus.
13 E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.
Lc : Cap 4 Ver 9-13”

Satanás tentou a Jesus, querendo fazer um acordo com Ele, Jesus recusou e não deu ouvidos a satanás. Resultado, satanás se ausentou dele por algum tempo.
Mas com Ananias e Safira foi diferente:

“3 Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade?
4 Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou.
At : Cap 5 Ver 3,4,5”

Ananias ouvindo satanás, vendeu sua propriedade e não fez o que deveria ser feito, que era dar todo o dinheiro para os apóstolos, pelo contrário, depositou somente uma parte.
Aconteceu que Ananias e Safira acabaram morrendo, porque não rejeitaram a satanás quando foram tentados.

Reflexão :

Muita das vezes somos tentados por satanás, quando vamos dar o dízimo, quando está perto da hora de ir para a igreja, etc. O inimigo sempre  vai sugerir para você tomar a decisão contrária, a decisão mais fácil ou até mesmo o que é melhor para você de principio.
Se Sadraque, Mesaque e Abede-Nego se prostassem aos pés da estátua, com certeza eles não seriam jogados na fornalha, mas prestariam contas com o Senhor, o que é muito pior. Esses três homens são um exemplo para nós que não devemos nunca aceitar a sugestão de satanás e nem tomar decisões que  vai agradar-nos, e desagradar o Senhor.
Devemos estar aos pés de Jesus e fazer sempre aquilo que vai agradar a Ele primeiramente.

Voltando a palavra :

O Rei Nabucodonosor sendo rejeitado pela segunda vez, se encheu de fúria e mandou aumentar sete vezes mais o fogo da fornalha, para que depois fosse jogados os três homens. O fogo estava tão quente que os soldados foram queimados ao jogar os três homens na fornalha.

“19 Então, Nabucodonosor se encheu de furor, e se mudou o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; falou e ordenou que o forno se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
20 E ordenou aos homens mais fortes que estavam no seu exército que atassem a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, para os lançarem no forno de fogo ardente.
21 Então, aqueles homens foram atados com as suas capas, e seus calções, e seus chapéus, e suas vestes e foram lançados dentro do forno de fogo ardente.
22E, porque a palavra do rei apertava, e o forno estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que levantaram a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
Dn : Cap 3 Ver 19-22”

A Prova Aumenta

Alguma vez você fez a vontade de Deus e em seguida você foi provado novamente ?
Talvez a sua prova aumentou sete vezes mais, depois de você ter negado a satanás ?
A resposta dessas duas perguntas é, que quando negamos a satanás, sofremos uma investida mais forte. Deus não vai permitir aquilo que vai passar do seu limite, Ele conhece o limite de cada um.
Talvez se fosse eu ou você naquela fornalha, nós desistiriamos. Mas o limite daqueles três homens era maior que o nosso.
E isso é o defeito do ser humano, rejeitamos satanás uma, duas vezes, quando chega um certo tempo, queremos desistir, queremos parar, falamos para o Senhor que não dá mais, que a tentação é muito grande. Mas temos que ser firmes porque se não escapamos da fornalha, o QUARTO HOMEM VAI APARECER ! .

 “24 Então, o rei Nabucodonosor se espantou e se levantou depressa; falou e disse aos seus capitães: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
25 Respondeu e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses.
Dn : Cap 3 Ver 24,25”

Não sei se você entendeu, mas quando chegamos no limite da nossa fé, quando chegamos no limite de tudo, e quando achamos que é o nosso fim, o Senhor Jesus entra com providências.
Ele abre o mar para você passar;
Fecha a boca do leão;
Muda seu cativeiro;
Anda com você  dentro da fornalha, mas você não perece, porque o que está com você é maior do que a fornalha sete vezes mais ardente. É por isso que você não pode desistir agora, porque você pode estar nas vésperas de receber a tua vitória. Talvez seja hoje, talvez seja amanhã.
Mas você não ficará da mesma forma que está, porque a vitória do Senhor na tua vida é maior do que a tua provação.
Fique firme, pois a vitória está chegando :

“6 E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
 7 Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Ap : Cap 21 Ver 6,7”

Depois da Provação

“28 Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.
Dn : Cap 3 Ver 28”

Depois que o Rei viu que Mesaque, Sadraque e Abede-Nego estavam ilesos, reconheceu que Deus era na vida deles, e que não tinha outro maior que Deus.
É esse o resultado que acontece com quem é fiel ao Senhor quando é tentado. Vale a pena ser provado, vale a pena passar pelo vale, porque Deus está conosco, e com Deus não há um refrigério maior.
Aqueles que estão vendo você passar pelas lutas, pelas provações e não movem um dedo sequer para te ajudar, pelo contrário, estão torcendo para você desistir, para depois perguntar para você, quem é o seu Deus ?
Fique tranquilo, pois o melhor de Deus está por vir, a hora certa vai chegar, o momento certo ta chegando, Ele vai mudar a sua vida, vai mudar a sua história.
Você talvez não esteja enxergando o mover de Deus na sua vida, está começando a se desesperar. Mas Deus é aquele que está contigo no deserto, não desista pois, aquilo que está sendo um deserto na sua vida, vai se transformar em manancial, você não vai perecer, porque maior é aquele que está contigo, Jesus de Nazaré.

“3Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa.
Sl : Cap 25 Ver 3”

Que Deus te abençõe grandemente !!
Diego Sawada

Um comentário:

  1. Deus de Israel eu sei que não vim a este mundo adorar outro Rei

    ResponderExcluir