quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Quatro homens, um paralítico, um sonho.

Quatro homens, um paralítico, um sonho.


“1 - Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa.
2– Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem,
3- trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens,
4- mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama.
5- Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
– Meu filho, os seus pecados estão perdoados.”

Mc Cap 2 Ver 1-5


Sonhos

“trouxeram um paralítico.”
Mc Cap 2 Ver 3



A Biblia não relata o nome, a idade ou de onde veio esse homem. Apenas relata a enfermidade que ele tinha.
E eu tento imaginar o sofrimento desse homem ao estar debilitado, sem poder sair do lugar.  Eu creio que pior do que estar paralítico, é o sentimento ferido que esse homem tinha ao ver que todos eram diferente dele.
Todos olhavam para ele e sabia da necessidade e do sonho que esse homem tinha em ser curado.  
Talvez em um momento de constrangimento, ele tentava mudar o semblante, talvez em alguns momentos ele tentava manter uma imagem de que estava tudo bem.
Brevemente vou contar uma história ;
Na Idade Média, na Europa, existiu um Bobo da Corte, que como todos os outros tinha o trabalho de fazer o Rei rir, cair na gargalhada, fazer o Rei a ter um momento de descontração.
E para isso o Bobo tinha que demonstrar que estava contente.
Mas uma certa vez em seu quarto, o Bobo começou a lembrar de sua família distante, começou a lembrar de que nunca mais veria a tua familia, e começou a cair em prantos. Mas minutos depois ele tinha que voltar ao serviço e fazer o seu trabalho, pois o Rei já o esperava.
Foi quando o Bobo resolveu pintar e maquiar o rosto, pintou o rosto de branco e fez um enorme sorriso em seus labios de vermelho. Foi quando surgiu uma novidade para o Rei, que ainda mais caiu na risada quando viu que o Bobo tinha se transformado em pallhaço.
O Bobo que então se transformara em palhaço, estava com o rosto pintado de alegre, mas o coração somente Deus sabia como estava naquele momento.
O Bobo fez o seu serviço e foi para seu quarto, cair em prantos novamente.
E conosco também não é diferente, muitas das vezes nosso semblante é de felicidade, é de demonstrar de que tudo está ótimo, e que tudo vai bem. Nunca queremos mostrar o que sofremos e o que estamos passando de ruim em nossas vidas. Mas o nosso coração é somente a terra que Deus anda.
Podemos esconder do patrão, da mãe, do pai, do pastor, mas de Deus ninguem esconde. Começa a falar pra Deus o que seu coração está sofrendo, porque eu creio em nome de Jesus, que depois que você ler essa pregação, você não vai mais estar da mesma forma, em nome de Jesus.
Aleluia.
E ao contrário do cego de Jericó ou do coxo do tanque de Betesda, que ninguém se disponibilizou em ajudar esses homens, pelo contrário, mandaram o cego de Jericó a se calar e deixaram o coxo 38 anos parado ao lado do tanque. Com esse paralítico, Deus fez algo diferente. Usou quatro homens valentes, que ajudaram o paralítico.


União

“Ele estava sendo carregado por quatro homens,”
“Mc Cap 2 Ver 3b”

Deus usou quatro homens para transportar o parálitico, e o que mais me tocou nessa passagem, é que eles não voltaram atrás quando viram um enorme obstáculo, que era a multidão que estava ao redor da casa que Jesus estava.
O que nos podemos aprender nessa passagem é que muitas das vezes enxergamos o tamanho das adversidades, o tamanho da luta, a grandeza dos obstáculos e esquecemos que o nosso Deus é maior que tudo e de todos. Esquecemos que Deus é aquele que fecha a boca do leão, abre o mar para o povo passar, transforma o deserto em manancial, etc.
Mas esses homens foram firmes e perseverantes, e isso agrada a Deus.
Eram quatro homens, e cada um segurava um canto da maca onde carregava o paralítico, e isso é o valor da união, pois o que seria se um ou dois homens largasse a maca e desistisse de tudo, porque a multidão era muito grande. Eles foram unidos, e é assim que devemos ser no nosso dia a dia. Ser unidos em comunhão com a igreja, ser unidos com a familia, ser unidos com os amigos, porque o o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.

“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.”
Ec Cap 4 Ver 12

Planos e Estratégias

“19 - Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado.”
Mc Cap 2 Ver 4

Para que Deus nos abençõe, as vezes temos que ter planos em nossas vidas, temos que ter estratégias, e temos que apresentar diante do nosso Senhor. Pois muitas vezes deixamos nossa vida de qualquer forma, e isso Deus não se agrada.
Queremos que Deus nos abençõe de qualquer forma, não importa como seja, e nem ao menos nos interessamos em ter nossos planos e estratégias.
Esses homens foram diferente, tiveram a idéia de fazer diferente da multidão que estava naquele lugar, e isso Jesus se agrada quando somos diferente.
Teve um homem que a Biblia relata, que ele era de pequena estatura e que sabia que Jesus ia passar em sua cidade, seu nome era Zaqueu ;

“1 - E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2 - E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico.
3 - E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
4 - E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali.”
Lc Cap 19 Ver 1-4

Zaqueu teve um plano e estratégia, subiu na árvore para ver Jesus, porque sabia que naquele momento Jesus iria passar naquele lugar, enquanto a multidão estava no chão. Resultado, Jesus pousou em tua casa e mudou a história daquele homem, pois a salvação chegou em sua casa.

“9 - E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. “
“Lc Cap 19 Ver 9”

Começa a entregar nas mãos do Senhor o que você planeja, mostre ao senhor o que você quer e o que você deseja, e pede pra Deus te dar estratégias para você em sua vida.

Ousadia

“Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama.”
“Mc Cap 2 Ver 4b”

Esses homens juntamente segurando a maca, atravessaram pela multidão, subiram no telhado, abriram um buraco e desceram o paralítico até a Jesus.
Para fazer tudo isso que esses homens fizeram, só pode ser apenas uma coisa, eles tiveram muita ousadia. Novamente eles foram diferente da multidão que estava naquele lugar.
Deus se alegra de pessoas ousadas, que não mede esforços para servir ao Senhor, que vai até o fim por causa do evangelho.

A Biblia relata a história de uma mulher que teve muita ousadia ;

43 - E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
44 - chegando por detrás dele, tocou na orla da sua veste, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
“Lc Cap 8 Ver 43-44”

Essa mulher não olhou para a multidão, não olhou para os discipulos, somente olhou para o alvo, olhou somente para aquele que poderia mudar a vida dela naquela hora, olhou somente para Jesus. Esqueceu completamente as adversidades, lutou até chegar em Jesus e tocou em suas vestes. Recebeu o milagre, porque teve muita fé e muita ousadia.
Meus amados, vamos adorar ao Senhor, não importa as circunstâncias.
Deus está procurando homens e mulheres que sejam igual a esses quatro homens. Homens de ousadia, homens com planos, homens unidos.Porque o resultado de tudo isso é a salvação, a libertação, o milagre e cura em nossas vidas

“5- Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
Meu filho, os seus pecados estão perdoados.”
“Mc Cap 2 Ver 5”


Que a paz do nosso Senhor seja convosco.
Amém

Diego Sawada

7 comentários:

  1. preciso muito de ajuda me sinto ultimamente muito triste,ha 5anos parei de andar e ate hoje nao aceitei essa situaçao,muitas das vezes penso em fazer uma besteira comigo,mais lembro que na hora em que eu mais precisei jesus estava ao meu lado e nao deixou que o pior acontece comigo.
    mais a um tempo atras venho me sentindo muito triste e perdendo a vontade de viver.peço que me ajudem em oraçao.obrigada a todos.
    ass:flávia alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Irmã Flavia, tenha a certeza que eu e meus irmãos vao orar por voce. Creia no Senhor Jesus, ele nunca vai te desamparar, nunca mesmo. Pois ele conhece seu coração e seus limites, mas não de o gosto para o inimigo que quer tomar a sua vida. Nao de esse gosto pra ele. Pois a vitoria é sua e Jesus é na sua vida. Qualquer coisa que voce precisar, entre em contato conosco: contato@palavraderenovo.com
      Deus te abençoe Grandemente.

      Excluir
  2. glória a Deus por essa palavra Deus é fiel muinto me dificou

    ResponderExcluir
  3. isa glórias a Deus por essa palavra
    eu fui muinto edificada

    ResponderExcluir
  4. DEUS TE ABENCOE A CADA DIA MAIS MEU AMADO IRMAO TE DANDO MAIS SABEDORIA,E ENTEDIMENTO DA PALAVRA DE DEUS UM ABRACO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Amado. Obrigado a você que tem visitado o nosso Blog. Deus te abençoe

      Excluir